domingo, 25 de dezembro de 2011

PARTES DE MIM de Lisélia de Abreu Marques

Tem uma parte minha cheia de boa vontade, ética e afeto. Esta parte realmente deseja o melhor, busca por este melhor, acredita neste melhor em si e nos outros, mas tem, também, uma parte minha selvagem, irritável, agressiva, pronta para atacar. Esta fera tem uma agilidade! Qualquer descuido que eu dou ela escorrega o braço pela grade da sua jaula e mete as garras em alguém, às vezes até em mim mesma. Tem uma língua que corta como espada.
De burra, a fera que vive em mim, não tem nada. As vezes ela é sutil como uma sombra pode ser e me convence de que um preconceito, um raciocínio torto, uma maldadezinha estão certíssimos, afinal, foi o outro que provocou. E, infelizmente, muitas vezes caio direitinho na lábia dela. E, é tão rápida no bote, esta fera que vive em mim, que quando me dou conta, já fiz a besteira. E ela ri satisfeita. Vivemos num clima de gato e rato esta parte e eu. Tem momentos que ela ataca a si mesma e se arranha toda, se morde, se maldiz com culpas e penas autoimpostas. Tenho dó dela e ela ri, pois me enganou de novo. 
A fera é tão esperta que costuma usar espelhos pra me enganar. Há momentos em que olho para alguém e ela, imediatamente coloca um espelho na frente e vejo a face projetada da minha  fera babando e rosnando e já entro na defesa e ataque. Aí adeus, já era a paz e a harmonia.
Com outras pessoas, a danadinha coloca o espelho refletindo o meu melhor no rosto do meu interlocutor e como Narcíso, me apaixono por minha melhor face. Aí, então, ela tira o espelho e eu não reconheço a face de quem achava estar amando, meu coração se parte em mil pedacinhos e a fera se sente triunfante mais uma vez. Ela é cruel e adora usar seus muitos espelhos contra mim e contra os outros.
 Pois é, vivemos assim, nós três, as três partes de mim mesma: quem eu penso que sou, o meu melhor e o meu pior. E a vida segue. Um dia acredito serei inteira novamente, guiada pelo melhor que há em mim. Até lá desculpem meu mau jeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário