terça-feira, 6 de abril de 2010

PERGUNTAS SOBRE AUTOESTIMA de Lisélia de Abreu Marques

O que é autoestima?
O que é amar a si mesma?
Como é possível amar alguém cheio de defeitos, injusto?
É possível amar este alguém (egoísta, injusto, tirano, cruel, insensível, falso, etc.) quando este alguém sou eu mesma?
Se condeno tudo isto nos outros, como lido com isto dentro de mim?
Arranjo desculpas?
Justificativas?
Explicações?
Jogo tudo pra baixo do tapete?
Consigo enganar a mim mesma?
Nego?
Fico cega aos meus defeitos e jogo toda a culpa sobre os outros para eu poder me gostar?
É possível, pra mim, me amar sabendo disto tudo?
É possível, então, aceitar o ódio que sinto por mim mesma?
É melhor negar?
Autoestima é fechar os olhos pros meus defeitos e ver somente as minhas qualidades?
Eu consigo me enganar por muito tempo?
Será que consigo me enganar por um momento que seja?
Como é possível amar a mim mesma sendo imperfeita?
Se eu nao conseguir me amar, vou conseguir amar outra pessoa?
E os outros, será que me amam?
E, o que é, exatamente, amar?
Será que eu sei amar? E odiar, eu sei?
Será que a depressão,  o boicote, o "não" à felicidade são suficientes para aplacar a minha culpa por não ser perfeita?
E se não for, Deus vai me castigar?
E se os outros descobrirem meus defeitos, vão me rejeitar?
É melhor esconder?
É melhor me matar?
O que fazer para sair deste labirinto?
Se eu soubesse amar, eu sairia deste labirinto?
E se alguém me amasse, eu sairia daqui?
Cadê o amor?
Será que o amor é apenas para os perfeitos?
É possível amar alguém imperfeito, alguém com defeitos?
E eu, eu amo alguém imperfeito, ou eu exijo perfeição do outro para amá-lo?
Meu amor é condicional?
Se eu nao sou perfeita... é possível amar os maus?
Os maus também amam?
Alguém me ama?
E será que sabe que não sou perfeita?
Se outro alguém me ama, é possível eu também me amar?
É possível eu me amar apesar dos meus defeitos? Será isto o amor?
Ouvi dizer que o amor cobre a multidão de pecados, cobriria os meus?
Eu mereço?
O que me faria merecedora? Não ter pecados?
De que serviria, então, o perdão? Sem pecadores, a quem perdoaria?
Perdão é amor?
Sou capaz de amar?
Eu amo alguém?
Sou capaz de perdoar?
O perdão é justo? E, o amor, é justo?
Só quem é bom merece ser amado? Quem disse isto?
Jesus amou os pecadores, então, se o amor não é justo, é o amor, um pecado e, é Jesus um pecador?
É o perdão uma injustiça com o perfeito que não peca e, portanto, não precisa de perdão?
Foi, o perdão, feito somente para os que precisam ser perdoados?
E o amor, foi feito pra todos? Até pra mim?
Onde está a confusão, cadê a falsa verdade com relação ao amor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário